Custos insuportáveis <br>na Universidade da Madeira

Image 21542

A JCP alertou, no dia 19, numa acção junto dos es­tu­dantes da Uni­ver­si­dade da Ma­deira, para a su­bida abrupta dos custos do en­sino na­quela ins­ti­tuição. Só em 2015, as pro­pinas au­men­taram 30 euros e cada re­feição 12 cên­timos.

Em opo­sição à po­lí­tica se­guida, os jo­vens co­mu­nistas de­fen­deram a ne­ces­si­dade de mais apoio so­cial ane­xado às bolsas de es­tudo. A estes va­lores de­verão ser acres­cen­tados os ma­te­riais, fo­to­có­pias, ma­nuais, ali­men­tação e trans­porte.

As crí­ticas es­tendem-se ainda ao facto de os alunos que ve­nham de San­tana, Ponta do Sol, São Vi­cente, entre ou­tros con­ce­lhos mais dis­tantes do Fun­chal, terem que pagar um passe com o valor su­pe­rior ao da pro­pina. A JCP con­si­dera também «des­ca­bida» a ine­xis­tência de trans­portes pú­blicos nas ime­di­a­ções do campus uni­ver­si­tário entre as 22 e as 23 horas, que é quando os alunos do re­gime noc­turno e pós-la­boral saem da uni­ver­si­dade, tendo que es­perar até à meia noite para poder ir para casa.

Os jo­vens co­mu­nistas pro­põem a «cri­ação de um passe de es­tu­dantes para toda a ilha com o mesmo valor», o «au­mento do nú­mero de car­reiras dos trans­portes pú­blicos», a «cri­ação de mais apoios so­ciais ane­xados à bolsa de es­tudo» e a «di­mi­nuição dos custos do en­sino: re­feição, pro­pinas, ma­te­riais, ma­nuais e trans­portes».

Lagos

Na úl­tima reu­nião do Con­selho Mu­ni­cipal da Ju­ven­tude de Lagos (CMJL), no dia 10 de Ou­tubro, a JCP apre­sentou 15 me­didas para o Es­paço Jovem, para que este seja um es­paço atrac­tivo e rico em ac­ti­vi­dades para os jo­vens.

Os jo­vens co­mu­nistas apre­sen­taram ainda uma pro­posta para que o CMJL exija do Go­verno «uma po­lí­tica que com­bata efec­ti­va­mente a pre­ca­ri­e­dade», re­for­çando, entre ou­tras me­didas, a Au­to­ri­dade para as Con­di­ções do Tra­balho «na fis­ca­li­zação e san­ci­o­na­mento dos abusos».

A JCP trouxe ainda a ple­nário a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal, no­me­a­da­mente a si­tu­ação no Norte de África e no Médio Ori­ente. Os jo­vens co­mu­nistas acu­saram a NATO de ser uma «or­ga­ni­zação po­lí­tico-mi­litar re­pre­sen­ta­tiva da po­lí­tica ex­terna dos EUA e a maior ameaça à paz na Eu­ropa e no mundo». Neste âm­bito, propôs-se que o CMJL re­pudie a re­a­li­zação da úl­tima ci­meira da NATO, re­jeite a par­ti­ci­pação das forças por­tu­guesas em agres­sões mi­li­tares dessa or­ga­ni­zação e exija do Go­verno o cum­pri­mento do ar­tigo 7.º da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, onde está es­crito que Por­tugal pre­co­niza, entre ou­tras me­didas, «a dis­so­lução dos blocos po­lí­tico-mi­li­tares». Ao con­trário das an­te­ri­ores, esta pro­posta foi chum­bada com os votos da JBE, da JSD e dos Es­cutas.




Mais artigos de: Nacional

Luta com vida

O MURPI es­teve em Lisboa para rei­vin­dicar o au­mento real das pen­sões e a me­lhoria das con­di­ções de vida. Os re­for­mados voltam à rua amanhã e no sá­bado, com ac­ções no Porto e Faro.

Graves problemas <br>em Alpiarça

O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» ques­ti­onou o Go­verno sobre a di­fi­cul­dade sen­tida pelos ci­da­dãos de Al­pi­arça no acesso a cui­dados de saúde pri­má­rios.

A população luta <br>contra a poluição

Há muito que a população das freguesias de Areias e Pias, em Ferreira do Zêzere, vêm desenvolvendo diversos esforços no sentido de exigir das autoridades competentes uma intervenção junto da empresa Biocompost, que tem vindo a libertar...

Orizicultores exigem <br>a intervenção do Governo

Depois de uma delegação da Associação Portuguesa dos Orizicultores (APOR) ter sido recebida, em Julho, na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia da República, onde foi entregue aos deputados dos diversos partidos um...

Lisboetas penalizados <br>pelo caso Bragaparques

O Tribunal Arbitral condenou, quinta-feira, a Câmara de Lisboa a pagar 138 milhões de euros ao grupo Bragaparques, na sequência da venda dos terrenos da antiga Feira Popular e do Parque Mayer. Em nota de imprensa, a Direcção da Organização da Cidade de Lisboa do...

Protesto no Hospital <br>Barreiro/Montijo

A Comissão de Utentes do Arco Ribeirinho (Barreiro, Moita, Alcochete e Montijo) vai realizar amanhã, 28, às 9 horas, uma acção de protesto junto do Hospital Barreiro/Montijo, para reclamar «valências que sirvam os utentes» e «mais profissionais de...

Defender a Saúde <br>no concelho de Almada

A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, Almada, aprovou, no dia 23, com o voto contra do PSD, uma moção «Em defesa de melhor Serviço Nacional de Saúde» e «por melhores cuidados de Saúde». No documento,...

Utentes da IC1 e A26-1 <br>protestam hoje em Lisboa

As comissões de utentes do Litoral Alentejano concentram-se hoje frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em defesa da requalificação e conclusão das obras nas rodovias IC1 (N5/N120) e variante à A26, neste último caso com carácter urgente a...